E.E.PROFª ELIANA ANDRÉS DE ALMEIDA SOUZA
DIRETORIA REGIONAL DE ITAPEVI
 

Projeto Interdisciplinar / Hora da Leitura e Artes
Tema: Contos Ilustrados.

Professoras:
Jeanette Nascimento Fukushima
Flávia Luciana Montroni
Aparecida Maria de Arruda
2º BIMESTRE – 2005
Projeto Interdisciplinar:
Hora da Leitura e Artes.
Tema: Contos Ilustrados: Hans Christian
Andersen – Ana Maria Machado Marcelo Coelho
Professoras: Jeanette N. Fukushima / Flávia L.Montroni
Aparecida Maria de Arruda
Professor Coordenador: Neide Gatarossi da Silva.
Diretora:
Sueli Aparecida Fávaro

Tema:Contos Ilustrados.
Temática:Problemas Sociais, FamíliaAmizade – Fraternidade – Respeito
Público Alvo: 6ª, 7ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental.
Período :Manhã e Tarde
Número de Aulas: 12 Aulas
Disciplinas: Hora da Leitura / Artes
2º Bimestre
Estarão Envolvidos Aproximadamente 250 Alunos.


Introdução: Contar histórias é uma arte que sempre empolgou a humanidade, por isso essa prática sobrevive desde a mais remota antiguidade, da Odisséia, de Homero, até a Literatura de nossos dias.
As narrativas transmitidas de geração confirmam o ditado: quem conta a história sempre acrescenta um toque especial (pessoal). Contar um conto requer talento, força de vontade e um pouco de técnica.
Justificativa: O conto é um veículo de narrativas que também utiliza a comunicação visual num registro histórico e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constituiu-se num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas pelo homem, que faz a história através do tempo, desenvolvendo sua consciência crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar a  presença do conto na escola, considerar a natureza, interdisciplinar e complementar com diferentes dinâmicas a sua importância cultural, social, histórica e artística.
Objetivos: Levar o aluno a conhecer vários contos que falem de: amor, problemas sociais, ética, família e outros;
Sensibilizar para a livre escolha do tema que irá realizar (leitura);
Estimular a participar estabelecendo comparações com outras formas de narrar;
Produzir através de temática escolha de texto do gênero;
Mostrar que nada é mais prazeroso do que pegar um bom livro de contos para ler e não largá-lo até concluir a leitura;
Oferecer a possibilidade de alargar o seu campo de experiências, podendo estabelecer relação
Com universos, personagens, modos de pensar, dados diversos e compreendê-los.
Conteúdos - Ensino Fundamental
• O Conto: aspectos históricos.
• Características, organização e estrutura do conto: recursos lingüístico, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos e´psicológicos.
• Análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de recepção.
• Hans Christian Andersen;
• Ana Maria Machado.
• Interpretação: História e Arte.
Procedimentos Metodológicos.
• Leitura de vários contos (atuais), de fadas, Hans Christian Andersen;
• Textos;
• Encenação de Contos;
•Exposição de cartazes e painéis.
Recursos Materiais e Didáticos.
• Cartazes; painéis; papéis diversos, canetinhas, etc;
• Câmara Fotográfica e Filmadora
• Giz e lousa;
•Coletânea de livros (contos), caderno de registros;
• Xerox de alguns contos, scanners e digitação.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos.
• Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa.
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.
• Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos do gênero.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
•Avaliação
• Avaliação Diagnóstica.
• Avaliação contínua em todas as etapas do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
• Auto – avaliação, aplicação de questionário para a apreciação dos alunos quanto aos trabalhos.
Auto-avaliação da Professora.

ANTERIOR
 
PRÓXIMA